Gestantes e Bebês

 

Odontologia para Gestantes e Bebês

 

   

 

O cuidado com o pré-natal certamente garante uma gravidez saudável, bem como o desenvolvimento normal do futuro bebê. Integrado a estes cuidados, estão também os cuidados de saúde bucal. Os adultos, principalmente a mãe determinarão os padrões e hábitos que as crianças terão no futuro, pois a criança imita o adulto.

Assim sendo, é muito importante que a gestante seja esclarecida e motivada na manutenção de uma boa higiene bucal e dentes saudáveis.

Além disso, para garantir uma boa estrutura dental ao futuro bebê, a gestante deve consumir alimentos tais como: carne, ovos, verduras, frutas, leite e derivados. Os dentes de leite começam a se formar a partir da 6º semana de gestação e os dentes permanentes, a partir do 5º mês de vida intra-uterina. As carências nutricionais, infecções e uso de certos medicamentos podem acarretar problemas no desenvolvimento normal dos dentes que estão no período de formação.

Outro aspecto interessante é o desenvolvimento do paladar do bebê ainda no útero e, que esta diretamente ligado à dieta materna.

Assim, se houver um consumo exagerado de açúcar pela gestante, o futuro bebê terá despertado o gosto por alimentos açucarados.

O recém-nascido

O recém-nascido é nutrido exclusivamente com leite materno. Até o 4º ou 6º mês esta é a forma segura de manter sua saúde.

Após qualquer forma de alimentar o bebê (aleitamento materno ou uso da mamadeira) restos de alimentos ficam na boquinha e periodicamente é preciso higienizá-la (principalmente à noite) mesmo antes do aparecimento dos primeiros dentinhos. O leite materno é perfeitamente dosado em seus componentes, segundo as necessidades do bebê, funcionando como uma vacina diminuindo também, os riscos de desenvolvimento de processos alérgicos. Amamentar tem uma relação decisiva com a saúde bucal da criança, contribuindo para formação e posição correta dos dentes, bem como das demais estruturas da boca (osso e músculo). Os movimentos que a criança faz para sugar o seio constituem exercício importante. É necessário que a mãe saiba como lidar com os problemas mais comuns, que podem dificultar a amamentação evitando assim o uso precoce da mamadeira.

A dessensibilização precoce da boca do bebê faz com que ele posteriormente aceite melhor o procedimento de higienização com uma gaze umedecida, envolvendo o dedo do operador (mãe, babá, etc…) passando a referida gaze sobre a superfície, a fim de eliminar o resto de leite da mamada anterior. Atualmente, Empresa Privada, Universidades e Especialistas desta nova área, Odontologia para Gestantes e Bebês, preocupados com a improvisação e a inadequação desse meio de higienização da cavidade bucal do bebê, desenvolveram e patentearam uma escova só para bebê.

 

Este novo instrumento de higiene bucal do bebezinho é inteiramente adequado, pois foi projetado, e criado para melhor executar tão delicado e importante trabalho de: higiene, prevenção e formação de hábito para futura criança.

De grande importância é a higiene bucal. Maior importância ainda está na condição de formação de um bom hábito de higiene.

A escova do bebê

Dificilmente escovas específicas para bebês são encontradas no mercado. Assim mesmo, quando melhor observada a maioria, apesar dos cuidados de fabricação e boa intenção no propósito, não vão além de pequenas variações das escovas infantis.

A escova do bebê agora criada é inteiramente nova no formato, desempenho e segurança. Foi desenvolvida com forte embasamento científico. Nova, eficiente e acima de tudo SEGURA.

A parte ativa, aquela que vai à boca (é a parte mais importante de uma escova), contém as maiores inovações. Foi inteiramente criada com base em estudos craniométricos (anatomia), onde as dimensões da “cabeça da escova” (ou melhor, parte ativa) atendem às medidas de profundidade da cavidade bucal do bebê (recém-nascido) até idade estabelecida evitando e impedindo “acidentais e perigosas introduções do instrumento”.

O material utilizado é polímero atóxico, de extrema suavidade, e flexibilidade, tal como exige a delicada mucosa da boquinha do bebê. As hastilhas (substitutas das, algumas vezes, duras cerdas de nylon) são verdadeiras pirâmides triangulares que massageiam e proporcionam “limpeza extra” sem exigir o desconfortável aumento no rigor (atrito) da escovação. Além de macias e flexíveis existem ainda profundas inovações em outros detalhes, como um dispositivo de SEGURANÇA, o LIMITADOR de profundidade. Isto tranquiliza o operador (mãe ou babá), afastando o receio de uma introdução exagerada do instrumento de limpeza na garganta do bebê, o que poderia ser desastroso.

A Científica Baby exibe também – colo flexível (porção do instrumento que fica entre o cabo e a parte ativa) e que funciona como “amortecedor ” da força exagerada na escovação. Cabo com suave textura no dorso; em cores cítricas e fluorescentes são bastante atraentes.

Tratando-se de um instrumento de higiene bucal do bebê onde tudo precisa ser muito “limpo e ante germe”, foi optado, na produção da Científica Baby, o revolucionário processo de fabricação em monobloco (uma única peça sem emendas) porque em trabalho de pesquisa científica sobre “contaminação de escovas dentais”, foi aquele que se mostrou seguramente ” ante germe”. Entretanto, convém observar que a Científica Baby não poderá ser fervida ou escaldada. Apenas bem lavadas secas e guardadas em lugar arejado, as escovas poderão ser esterilizadas em soluções químicas, conforme indicação do médico pediatra.

O bebê de mais ou menos quatro meses, apesar de não ter dentinhos, já deverá estar se familiarizando com a higiene bucal, vendo os pais executarem a escovação diária. Se a gengiva do bebê for tocada com a escovação, está sendo iniciado no bebê o esperado hábito de higiene bucal, segundo especialistas na área de psicologia. Com base em tais informações, criamos a dupla de escovinhas. A menor é para o bebê “fazer sua higiene bucal” e a de cabo maior é para mamãe “corrigir a escovação”. A técnica completa do uso correto da Científica Baby é resumidamente o que segue:

1º Fase – Mamãe, quando for escovar seus dentes faça-o de maneira que o seu bebê veja. Isto servirá de exemplo para ele. Ao enxaguar a boca faça-o com bastante evidência. Seu bebê estará aprendendo…
2º Fase – Ao Escovar novamente seus dentes, dê ao bebê a escova Científica Baby (cabo menor – sem dentifrício). Escove normalmente seus dentes, e deixe seu Bebê imitá-la realizando sua higiene bucal”.
3º Fase – Corrija a “escovação” realizada pelo bebê utilizando para isso a Científica Baby (cabo longo), higienizando cuidadosamente tudo o que for possível tocar – Gengiva, língua e dentinhos (se tiver). Não tem perigo algum pois a escova é extremamente suave.

 

Segurança - As escovas Científica Baby possuem um limitador de profundidade que impede a introdução excessiva da escova na boca do bebê. Com o aparecimento dos primeiros dentinhos, obrigatoriamente deve ser realizada pelo menos uma vez por dia, a escovação cuidadosa dos mesmos. Finalmente, espera-se como benefício, além da higiene bucal do bebê, a criação de um hábito de higiene bucal, o mais cedo possível. Evitando cenas como estas que, todos os pais conhecem.

 

A gestação pode interferir com o andamento de algumas doenças bucais, podendo, por exemplo, exacerbar um quadro de gengivite e periodontite.
O tratamento destas doenças é de suma importância para a manutenção da saúde geral da gestante. Inconcebível é imaginar a negligência nestes casos que podem até comprometer sua alimentação. A visita ao dentista, pelos menos uma vez durante a gestação, seria uma conduta interessante, tendo o objetivo de se avaliar possíveis alterações. O nascimento do bebê trás muitas novas obrigações. Uma delas é a escovação dental após o nascimento do primeiro dente (por volta dos 6 meses); Para escovação dental do seu filho utilize escova macia para bebês e pasta dental sem flúor (ou mesmo água) durante todas as escovações, podendo utilizar, com muitas cautelas, a pasta fluoretada (500ppm ou 1000ppm) na última escovação, na quantidade de um grão de alpiste; Por último, leve seu filho ao dentista desde cedo, muito cedo. Odontopediatra auxiliará na formação adequada do habito da criança e lhe orientará a respeito de chupeta, mamadeira, sucção de polegar, entre outros.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>