Radiação

Radiação Primária – É a radiação emitida pelo aparelho no momento da realização do exame radiográfico. Possui pequeno comprimento de onda e grande poder de penetração, sendo direcionada pelos ângulos verticais e horizontais do aparelho. Os profissionais não devem se preocupar com a radiação primária, pois eles não ficarão entre o aparelho e o paciente durante o exame.

Radiação Secundária – São as radiações emitidas pela face do paciente que é alcançada pelo feixe de Raios X primário, prolongando-se em todas as direções. Com esta radiação os profisionais devem estar atentos com relação à proteção, pois estarão expostos, caso não se tomem medidas preventivas.

Radiação por Escape – É a radiação emitida pelo cabeçote do aparelho de Raio X em todas as direções. Ocorre devido à falhas na blindagem no aparelho, principalmente na periferia do diafragma. Os efeitos biológicos dessas radiações ionizantes podem ser diretos ou indiretos.

Efeitos Diretos: São aqueles provocados pela radiação numa área específica. As alterações celulares ocorrem devido à exposição direta da ionização como, por exemplo, na face do paciente.

Efeitos Indiretos: A exposição de um tecido à radiação pode produzir substâncias imcompatíveis com este tecido. A radiação pode alterar a composição química das enzimas, inibidores, hormônios, etc., tornando-os ineficazes.

Medidas de Proteção

Proteção do Aparelho – Os aparelhos de Raio X possuem dispositivos de proteção em relação ao paciente, que são os filtros de alumínio, colimador, dispositivos eletrônicos marcadores de tempo (timer) e localizadores cilíndricos.
Filtros de Alumínio – Tem por finalidade reduzir a dose e a radiação secundária na face do paciente. A espessura do filtro varia de acordo com a quilovoltagem do aparelho.
Colimador – Delimita o campo de radiação na superfície da pele do paciente. Está localizado na saída do feixe primário de radiação.
Marcadores de Tempo – A precisão dos marcadores de tempo é muito importante na redução da dose recebida pelo paciente.
Barreira de Chumbo (Biombo) – Deve ter 2m de altura, além de um vidro plumbífero, a fim de que o profissional possa visualizar a realização do exame radiográfico.

 

 Proteção do Paciente

 Filmes Ultra-Rápidos – Requerem menor tempo de exposição, reduzindo a dose de radiação.

Protetor de tireóide – Reduzem em até 50% a dose de radiação na glândula tireóide.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>