Osteoporose

 Osteoporose e os dentes

Independente dos resultados conseguidos até hoje através das pesquisas, o importante é que o cirurgião dentista permaneça atento com relação aos sinais da osteoporose na saúde bucal e aconselhe seu paciente a iniciar um tratamento, pois quanto antes a osteoporose for descoberta, menor será o seu grau e mais brandas serão as suas conseqüências.

A osteoporose é um dos problemas que mais afeta a população da terceira idade em todo o mundo. Com o passar dos anos, a atividade metabólica do tecido ósseo diminui, retardando os processos de reabsorção e formação óssea. A absorção dos ossos velhos é mais rápida do que a produção de ossos novos e, dessa maneira, os ossos tornam-se mais frágeis e quebradiços.

A redução da densidade mineral óssea é denominada Osteopenia e quando essa redução é mais severa, em que os ossos apresentam maior risco de fratura, temos a osteoporose.

 

 
 

Tecido ósseo normal e com osteoporose

 

A população feminina costuma ser mais vulnerável à osteopo-rose quando comparada com a masculina. Estudos mostram que 56% das mulheres com 50 anos ou mais apresentam redução na densidade mineral óssea e 16%

apresentam osteoporose. No grupo dos homens na mesma faixa etária, a redução na densidade mineral atinge 18%.

A osteoporose costuma atingir mais as mulheres de pele clara e orientais, principalmente na época da menopausa. A queda na produção de hormônios como a progesterona e o estrogênio levam a uma diminuição na formação de novos ossos. A reposição hormonal é muito importante para evitar tanto esse problema como outros provenientes da menopausa.

Embora em menor freqüência, a osteoporose também pode afetar os homens, principalmente durante o período denominado andropausa. A queda na produção hormonal (no caso dos homens da testosterona) também provoca deficiência na retenção de cálcio, um dos minerais essenciais para a formação óssea.

 

 

 

 

 

O consumo de cálcio no Brasil é muito baixo. A ingestão média de leite é em torno de 300 ml por dia, que fornece aproximadamente 30% das necessidades de cálcio. Outros alimentos não correspondem a 15% do cálcio diário total. Se quantidades adequadas de cálcio não estão sendo fornecidas pela dieta, o cálcio será mobilizado dos ossos para a corrente sangüínea. Isto reduz o conteúdo desse mineral nos ossos, o qual aumente a sua fragilidade/fraturas. De todos os fatores que sustentam os ossos, a proporção cálcio magnésio é de primordial importância. Quando a quantidade de magnésio no sangue diminui, os rins reajustam o equilíbrio retendo menos cálcio. Quanto mais magnésio for ingerido, maior será a quantidade de cálcio armazenada automaticamente pelo organismo. O metabolismo do cálcio e do magnésio estão intimamente relacionados. A absorção intestinal e a excreção renal de ambos são-interdependentes. Sem quantidades suficientes de magnésio e outros minerais, qualquer cálcio adicional não se depositará em torno dos ossos, mas sim em outros lugares, como nas paredes das artérias, A osteoporose é uma das patologias mais prevalente associada com a com a idade e um dos maiores problemas de saúde pública. A perda da massa mineral óssea ocorre com o passar da idade e, nas mulheres, é muito mais acentuada nas primeiros anos após a menopausa, onde 54% têm osteoponia e 30% apresentam osteoporose (OMS).

Osteoporose e odontologia

 

 

 

 

 

 

A osteoporose pode afetar a densidade mineral óssea de diversas partes do corpo, inclusive dos ossos maxilares. A reabsorção óssea dos maxilares influencia diretamente na fixação dos dentes junto à mandíbula. Um grau severo de perda na densidade óssea pode levar à perda de dentes naturais e dificultar a fixação de próteses e implantes.

A queda de dentes naturais e dores na gengiva podem ser sintomas da osteoporose. O profissional da odontologia deve prestar muita atenção a esses sintomas, pois a osteoporose dificilmente é diagnosticada, a não ser que haja alguma fratura. A ocorrência de dentes frágeis e dificuldade na fixação de próteses e implantes pode ser um sinal de que há algo de errado.

 

Doença periodontal

 

A diminuição na densidade mineral do osso alveolar também pode levar a outras compli-cações. Devido ao enfraquecimento dos dentes, as cáries e outras doenças bucais tornam-se mais suscetíveis. Entre elas estão as doenças periodontais.

Não se pode afirmar com certeza que a osteoporose e a menopausa sejam a causa da doença periodontal. Estudos recentes mostram a osteoporose como um fator de risco para a doença periodontal, ou, no mínimo, um fator que pode aumentar a severidade de doenças pré-existentes.

Conclusão:

A osteoporose afeta as características da integração óssea de implantes,porém a estabilidade a longo prazo sob o efeito das forças de mastigação ainda é desconhecido.

O detista tem que saber diagnosticar,para que o pacienta possa ser tratado em conjunto com o médico e o dentista , para ser controlado com medicamentos específicos.

Instituto Mário Romañach:

Dr. Márcia Romañach – CRO: 16099

Estagiária:

Thássya Verissimo – UVA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>