Equipe

Dra. Marcia Romañach

Desde o ano de 1987, a cirurgiã dentista Marcia Romañach vem se dedicando ao seu projeto odontológico humanitário e sem fins lucrativos para tratamento de pacientes portadores de HIV e que posteriormente foi ampliado para crianças e adultos com câncer e portadores de necessidades especiais (PNE).  O projeto, pioneiro no Brasil, atende a cidadãos brasileiros e estrangeiros de todo o país.

O trabalho social da Dra. Marcia lhe rendeu a indicação pelos Conselhos Federal e Regional de Odontologia (CFO e CRO-RJ) ao Prêmio 1000 Mulheres para o Nobel da Paz, em 2005. Hoje, ela é uma das duas mil mulheres que fazem a diferença, em nome da solidariedade, segurança humana e justiça. Também recebeu uma Moção de Louvor e Congratulações da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, na figura do Deputado Roberto Dinamite por tantos anos de serviços prestados em favor da solidariedade humana e cidadania; outra Moção de Louvor da mesma Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro pelos serviços prestados ao tratamento de Pessoas com Aids pelo Deputado André do PV, em 2004; e,  Moção de Gratidão da Câmara Municipal do Rio de Janeiro pelo Verador Alberto Salles, também pelos serviços dedicação aos pacientes HIV positivo, em 2003.

O nome do Instituto é uma homenagem ao engenheiro Mario Romañach, que tem sido um homem de retidão e altos valores morais, desprendido de qualquer vaidade pessoal e também o grande responsável pela formação de sua sobrinha, Dra. Marcia Romañach. Como tio e maior exemplo na formação do seu caráter, orientando-a neste caminho de amor e cuidados com o próximo.

Os esforços da Dra. Marcia, provindos de seu sonho de um atendimento mais abrangente a pacientes especiais, bem como a consideração daqueles que a apoiam, estão viabilizando esta obra de extremo valor social e de alto sentimento humanitário.

A Dra. Marcia Romañach, natural do Rio de Janeiro, nasceu em 30 de março de 1962, fez sua graduação na Universidade Gama Filho em 1986, 1a turma de Odontologia, e pós-graduação em Radiologia Oral na Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1987.

Com esta experiência profissional, ela dedica, desde o início, mais de 15 horas do dia a este trabalho de atendimento a pacientes portadores de HIV, adultos e crianças com câncer e portadores de necessidades especiais, contando principalmente com ajuda de voluntários e estagiários.

A Dra. Marcia Romañach tem apresentado trabalhos e conferências em Congressos e Encontros Nacionais e Internacionais, em assuntos relacionados ao atendimento de pacientes especiais e cuidados com biossegurança.

Nesta jornada ela se espelha nos exemplos de Madre Teresa de Calcutá e de sua família Romañach. Todos os privilegiados que puderam conviver com esta mulher, sabem que ela trabalha com amor e se dedica a cada dia para receber sua maior recompensa: o sorriso, carinho e amizade de seus pacientes “mais que especiais”, como ela costuma dizer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>