tiomario

Sorrir é um Direito de Todos

SAÚDE BUCAL

Deus é brasileiro e é dentista. Esse é o ditado que corre entre os cirurgiões dentistas. Seria cômico se não fosse trágico. Há alguns anos assistimos à explosão do  culto ao corpo. Academias, clubes e parques são atrações em uma sociedade na qual beleza significa a saúde dos músculos delineados e roupas da moda. Entretanto, nos deparamos ainda com um quadro crítico da saúde bucal dos brasileiros. A boca é a porta de entrada do corpo e muitas doenças produzem sintomas na cavidade bucal. Possíveis alterações  nos dentes, mucosa bucal, língua ou garganta podem promover uma mastigação deficiente, dificultando o processo de deglutição e, consequentemente, a digestão e a absorção de alimentos tornam-se comprometidas. Uma simples dor-de-cabeça impertinente ou uma infecção , podem estar relacionadas com um foco bucal. Em virtude disso, faz-se cada vez mais necessário a promoção de campanhas que abordem o assunto de maneira objetiva e massificada, a fim de atender as dúvidas e anseios da população.

A educação em saúde bucal deve começar em casa, procurando desenvolver inicialmente, principalmente nas crianças, o hábito de escovar os dentes após as principais refeições. A falta de recursos não pode servir como desculpa. Escovar os dentes corretamente é tão simples como usar o sabonete. Assim como a criança aprende desde cedo a importância de tomar banho e vestir roupa limpa, deve também aprender a cuidar dos dentes. Atualmente, o alto índice de crianças carentes que são submetidas à extração dentária (devido à cárie que poderia ser tratada) e os índices de câncer de boca resumem o grau de necessidade da população brasileira em relação à atenção na saúde bucal.

Devemos estar atentos a possíveis alterações dos dentes e tecidos bucais (coloração, bolhas e feridas), consultando o cirurgião dentista no que diz respeito à prevenção e tratamento das doenças da boca. A prevenção ainda é o melhor caminho e milhões de reais seriam economizados. Afinal de contas, o sorriso é o nosso cartão de visitas e o real sintoma da saúde plena.

 

Márcia Angélica Romañach

 

Desde o ano de 1987, a Dra. Marcia Romañach dedica mais de 15 horas do dia a seu trabalho como odontóloga, iniciando um atendimento humanitário que resultou na criação do Instituto Mario Romañach – uma homenagem à integridade e exemplos de seu tio – que tem por objetivo prioritário a atenção, sem fins lucrativos, a portadores de HIV, crianças com câncer e portadores de necessidades especiais, contando principalmente com a ajuda de voluntários. Um projeto que foi pioneiro no Brasil e que presta atendimento a cidadãos brasileiros e estrangeiros,  difundindo seu lema:  “Sorrir é um direito de todos”.

O trabalho social da Dra. Marcia lhe rendeu a indicação pelos Conselhos Federal e Regional de Odontologia (CFO e CRO-RJ) ao Prêmio “1000 Mulheres para o Nobel da Paz”, em 2005. Hoje, ela é uma das duas mil mulheres que fazem a diferença, em nome da “solidariedade, segurança humana e justiça”. Também recebeu uma Moção de Louvor e Congratulações da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, através do dedicado colaborador Deputado Estadual do Rio de Janeiro Roberto Dinamite, por tantos anos de serviços prestados em favor da solidariedade humana e cidadania.

Nesta jornada ela se espelha nos exemplos de Madre Teresa de Calcutá e de sua família Romañach. Todos os privilegiados que puderam conviver com esta mulher, sabem que ela trabalha com amor e se dedica a cada dia para receber sua maior recompensa: “o sorriso, carinho e amizade de seus pacientes mais que especiais”, como ela costuma dizer.

Este exercício, como todo trabalho social e humanitário, necessita de apoio para sua sustentação e aprimoramento. Existem várias formas de cooperar com o Instituto Mário Romañach. Colabore da sua forma ou nos contate.

“Vem sentir a emoção que é doar um pouco do seu coração.”

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>