Dentes

DENTES

CRONOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO DOS DENTES DECÍDUOS


O Dente decíduo, dentição decídua, dentição de leite, ou dentição temporária, conhecida também dentição infantil, primeira dentição ou dente-de-leite, é o primeiro conjunto de dentes que aparecem durante a ontogenia de seres humanos e outros mamíferos. O desenvolvimento dentário começa durante o período embrionário e os dentes tornam-se visíveis (erupção dentária) na boca durante a infância. São geralmente substituídos, após a sua queda, por dentes permanentes, embora, na ausência desta, possam conservar-se e manter a sua função durante alguns anos.

 CRONOLOGIA 

O surgimento dos primeiros dentes costuma ser aos 6 meses e prolonga-se aproximadamente até aos 30 meses, embora haja bebés que têm o primeiro dente tão cedo quanto os três meses ou tão tarde quanto um ano.

A cronologia aproximada do surgimento é a seguinte:

6 a 9 meses: incisivos centrais inferiores.

9 a 10 meses: incisivos centrais superiores.

10 a 11 meses: incisivos laterais superiores.

11 a 12 meses: incisivos laterais inferiores.

12 a 14 meses: caninos inferiores e superiores.

14 a 24 meses: primeiros e segundos molares inferiores e superiores.

 

Artigo fornecido pela Colgate-Palmolive.
Copyright 2010 Colgate-Palmolive.

 

ANATOMIA E FUNÇÃO DOS DENTES

 

AS DIFERENTES PARTES DO DENTE

COROA
Parte superior do dente, geralmente a única parte visível. O formato da coroa determina a função do dente. Por exemplo, os dentes anteriores são mais afiados, têm a forma de um cinzel e servem para cortar, enquanto os molares têm superfície plana e servem para triturar os alimentos.

LINHA DE JUNÇÃO DOS DENTES E GENGIVA

Sem a escovação e uso adequado do fio dental, nesta área podem se formar a placa e o tártaro, causando gengivite e outros males.

RAIZ
Parte do dente que está dentro do osso. A raiz, que mantém o dente inserido no osso, constitui mais ou menos dois terços do seu tamanho.

ESMALTE
A camada mais externa da superfície do dente. É o tecido mais duro e mineralizado de todo o corpo humano, mas pode ser danificado se os dentes não forem higienizados adequadamente.

DENTINA
Camada dentária situada abaixo do esmalte. Se a cárie conseguir atravessar o esmalte, ela passa a atacar a dentina, onde há milhões de pequenos túbulos que vão diretamente à polpa do dente.

POLPA
Tecido mole situado no centro do dente, onde se encontram o nervo e os vasos sangüíneos. Quando a cárie atingir essa área, as pessoas geralmente sentem dor.

NOMES E FUNÇÃO DOS DENTES

Cada dente tem uma função ou tarefa específica (Consulte a ilustração do arco dental nesta seção e identifique cada tipo de dente):

INCISIVO
Dentes frontais afiados em forma de cinzel (quatro superiores, quatro inferiores) para cortar os alimentos.
CANINOS
Dentes com pontas agudas (cúspides) que rasgam os alimentos.
PRÉ-MOLARES
Com duas pontas (cúspides) na superfície para esmagar e moer os alimentos.
MOLARES
Para triturar os alimentos, estes dentes possuem várias cúspides na superfície de mordida.

REMOÇÃO E EXTRAÇÃO DE DENTES

 

 

    1. A área em volta do dente é anestesiada antes da extração.

 

   

    2. Um alicate ajuda a amolecer o dente.

 

 

    3. Fórceps dentário é utilizado para remover o dente.
 

Por que os dentes são extraídos?

Os dentes são extraídos por vários motivos:
Uma cárie muito profunda no dente;
Uma infecção que destruiu uma grande porção do dente ou do osso adjacente;
Não existe espaço suficiente para todos os dentes em sua boca.
Muitos dentistas recomendam a extração de dentes inclusos que nasceram apenas parcialmente. As bactérias podem se instalar em volta de um dente que nasceu parcialmente, causando uma infecção, a qual pode se estender para o osso adjacente e tornar-se um problema ainda mais sério. Os dentes inclusos continuam tentando atravessar o tecido da gengiva mesmo quando não há espaço suficiente para acomodá-los. A constante pressão causada por esta tentativa de erupção pode acabar afetando as raízes dos dentes vizinhos. Remover um dente incluso pode evitar uma infecção, danos aos dentes e osso adjacentes, além de evitar um sofrimento futuro.

Como são extraídos os dentes?

Antes de extrair um dente, seu dentista fará uma revisão completa no seu histórico médico e dentário e providenciará as radiografias necessárias.
As radiografias revelam o comprimento, formato e posição do dente e osso adjacente. Com base nessas informações, seu dentista poderá avaliar o grau de dificuldade do procedimento e decidir se deverá encaminhá-lo para um especialista, no caso, um cirurgião-dentista.
Antes da extração, a área em volta do dente será anestesiada. Os dentistas utilizam um anestésico local para amortecer a área da boca onde a extração ocorrerá.
Na extração simples, uma vez que a área é anestesiada, o dente é descolado do osso com um tipo de alavanca, e então extraído com um fórceps dentário. Seu dentista também poderá suavizar e remodelar o osso que sustenta o dente. Terminada esta etapa, ele poderá optar por fechar a área com alguns pontos cirúrgicos.
O que esperar após uma extração?

É essencial manter a área limpa e prevenir infecções logo após a extração de um dente. Seu dentista pedirá que você morda levemente um pedaço de gaze seca e esterilizada, que você deverá manter no local durante 30 a 45 minutos, a fim de estancar o sangramento enquanto o sangue não coagula. Nas 24 horas seguintes, você não deve fumar, enxaguar a boca vigorosamente ou limpar os dentes próximos ao local da extração.
Pode-se esperar um pouco de dor e desconforto logo após uma extração. Em alguns casos, seu dentista poderá prescrever-lhe um analgésico. Colocar gelo sobre a face durante 15 minutos também pode ajudar. Deve-se, também, beber água com um canudo, limitar atividades bruscas e bebidas quentes. No dia seguinte à extração, seu dentista pode sugerir que você comece a lavar sua boca gentilmente com água morna e sal (não engula a água). Em circunstâncias normais, o desconforto deve diminuir num período de três dias a duas semanas. No caso de dor intensa ou prolongada, inchaço, sangramento ou febre, ligue para seu dentista imediatamente.

O QUE SÃO DENTES DO SISO?

O que são dentes do siso?

Dentes do siso são os últimos molares de cada lado dos maxilares. São também os últimos dentes a nascer, geralmente entre os 16 e 20 anos de idade.

Como os dentes do siso são os últimos dentes permanentes a aparecer, geralmente não há espaço suficiente em sua boca para acomodá-los. Isto pode fazer com que os dentes do siso fiquem inclusos – dentes presos embaixo do tecido gengival por outros dentes ou osso. Se os dentes estão inclusos, pode ocorrer inchaço ou flacidez.

Os dentes do siso que erupcionam apenas parcialmente ou nascem mal posicionados também podem causar apinhamento e outros problemas. Como os dentes removidos antes dos 20 anos de idade têm raízes em menor estágio de desenvolvimento e causam menos complicações, recomenda-se que as pessoas entre 16 e 19 anos tenham seus dentes do siso examinados para verificar se precisam ser removidos.

Como são extraídos os dentes do siso?

A extração se faz de forma rotineira. Seu dentista pode recomendar anestesia geral ou local. Após a extração do dente (ou dentes), você precisará morder suavemente um pedaço de gaze durante 30 a 45 minutos após deixar o consultório, para estancar qualquer sangramento que possa ocorrer.

Você poderá sentir um pouco de dor ou inchaço, mas que passará naturalmente após alguns dias; no entanto, você deverá ligar para seu dentista se houver dor prolongada ou intensa, inchaço, sangramento ou febre.

A extração dos dentes do siso devido ao apinhamento ou fato de estarem inclusos no osso maxilar não afeta a sua mordida ou a sua saúde bucal no futuro.

 Inclusão horizontal

 

 

 

 

Inclusão angular

 

 

 

 

Inclusão vertical 

 

 

 

 

SENSIBILIDADE DENTÁRIA

 

A pessoa não nasce com sensibilidade dentária. Trata-se de um problema que afeta 25% da população adulta, ou seja, um em cada quatro adultos manifesta o problema. Muitas pessoas relatam uma dor de dente na região próxima à gengiva, local que chamamos colo do dente.

Na sensibilidade dental, ocorre a exposição da raiz dos dentes na área do colo, devido à retração gengival. Essa retração acontece por problemas periodontais, como inflamações na gengiva, por ingestão de alimentos ácidos, como frutas e bebidas gasosas ou por forte fricção da escova de cerdas duras sobre o tecido da gengiva, o que chamamos de escovação excessiva.

Má higiene oral, acúmulo de tártaro, uso abusivo de substâncias clareadoras, mordida errada ou o hábito de ranger os dentes (bruxismo) também podem desencadear a sensibilidade nos dentes. Outras causas que levam a sensibilidade são: cáries, desgastes na superfície dos dentes, próteses dentárias e aparelhos ortodônticos e dentes fraturados, mesmo não estando cariados.

 

DENTES: Constituição e Funções

1.Esmalte, 2.Dentina, 3.Polpa, 4. Gengiva, 5.Cemento, 6.Osso, 7.Vasos sanguíneos e 8. Vaso sanguíneo

1. Incisivos: estão localizados no centro da boca e são destinados a corte de
alimentos.
2. Caninos: são destinados a perfurar os alimentos.
3. Pré- molares: são dentes transitórios e servem para moer os alimentos.
4. Molares: são também destinados a moer, triturar ou esmagar os alimentos.

FUNÇÃO DOS DENTES
1. São destinados a colher, reter, cortar, perfurar, dilacerar, esmagar, moer ou triturar os alimentos, funcionando como intermediários indispensáveis entre as substâncias alimentares e órgãos da nutrição.
2. O papel desempenhado pelos dentes na fonação é de extrema importância para a pronúncia de certas consoantes: F, V, T, D, N, SS, C. Quando faltam os dentes incisivos, a pronúncia de tais consoantes torna-se alterada, pois o timbre da voz se modifica quando os dentes molares estão ausentes.
3. Os dentes servem de apoio para lábios e bochechas que mantém o contorno da face.

CONSTITUIÇÃO DOS DENTES
1. COROA: parte livre do Dente.
2. RAIZ: parte que fica dentro da gengiva.
3. DENTINA: participa da construção da coroa e da raiz.
4. ESMALTE: recobre todo o dente. É uma das estruturas mais duras do corpo humano sendo 96 a 98% de sais e materiais inorgânicos e de 2 a 4% de material orgânico e água.
5. POLPA: É constituída por um tecido conjuntivo frouxo, que preenche a cavidade pulpar do dente.

LOCALIZAÇÃO DOS DENTES
Faz-se sempre sobre as cristas maxilares, em fileiras contínuas, deixando espaços vazios entre eles. Esses espaços são chamados de diastemas.
Número de dentes:
1. Permanentes: 32 dentes
2. Decíduos: 20 dentes

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>